Agri

Ministro José Pacheco no momento da troca pastas com o Embaixador da União Europeia em Moçambique, depois da assinatura de acordos de financiamentoMinistro José Pacheco no momento da troca pastas com o Embaixador da União Europeia em Moçambique, depois da assinatura de acordos de financiamentoO Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco assinou na terça-feira, dia 15 de Maio corrente, em Maputo, quatro acordos de financiamento, no valor global de 44.5 milhões de euros, com o Embaixador da União Europeia em Moçambique, Sven Kuhn Von Burgsdorff.
Trata-se de um financiamento não reembolsável e constitui parte dos recursos alocados pela União Europeia ao país, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento para o Programa de Cooperação Bilateral no período 2014-2020.


Ao discursar momentos após a assinatura dos acordos, o Ministro Pacheco realçou que ao longo destes anos, a União Europeia afirmou-se como um parceiro estratégico de Moçambique de longo prazo, cujas relações de cooperação reflectem-se nos diferentes domínios, com destaque para as áreas de boa governação, desenvolvimento rural, infra-estruturas, energia, cultura, abastecimento de água e saneamento.


“Estamos confiantes que as áreas de abastecimento de água, mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e assistência social às camadas populacionais mais vulneráveis, serão igualmente contempladas no quadro desta abertura da União Europeia” acrescentou.
O governante reiterou agradecimento a União Europeia pela cooperação que tem sabido cultivar e sustentar, caracterizada pelo alinhamento dos programas de financiamento do Fundo Europeu com as prioridades da nossa acção governativa.


Dos 44.5 milhões de euros, 10.5 milhões destinam-se ao apoio Institucional ao Sector de Energia, sete milhões para o apoio a Gestão das Finanças Públicas, cinco milhões para a Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas e 22 milhões servirão para o apoio aos Actores Não Estatais II. (UCI)