Agri

 

O Presidente da República, Filipe Nyusi, acreditou na segunda-feira, dia 14 de Maio corrente, em Maputo, quatro chefes de missões diplomáticas. Trata-se dos embaixadores da Guiné-Equatorial e do Vietname, Esono Engonga Okomo e Le Huy Hoang respectivamente, e os AltosComissários do Uganda e Botswana, Richard Tumusiime Kabonero e Bobe Pitso.

 

Presidente Filipe Nyusi recebe cartas credenciais do Alto-Comissário de Uganda, Richard Tumusiime KaboneroPresidente Filipe Nyusi recebe cartas credenciais do Alto-Comissário de Uganda, Richard Tumusiime KaboneroPresidente Filipe Nyusi recebe cartas credenciais do Alto-Comissário de Botswana, Bobe PitsoPresidente Filipe Nyusi recebe cartas credenciais do Alto-Comissário de Botswana, Bobe Pitso

Presidente Filipe Nyusi recebe cartas credenciais do Embaixador da Guiné-Equatorial, Esono Engonga OkomoPresidente Filipe Nyusi recebe cartas credenciais do Embaixador da Guiné-Equatorial, Esono Engonga OkomoPresidente Filipe Nyusi recebe cartas credenciais do Embaixador do Vietnam, Le Huy HoangPresidente Filipe Nyusi recebe cartas credenciais do Embaixador do Vietnam, Le Huy Hoang

Segundo o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, estes países possuem fortes relações políticas e diplomáticas com Moçambique e, por isso, o acto vai ajudar a consolidar as relações económicas existentes e expandir para outras de interesse comum.
Explicou que apesar do Alto-Comissário do Uganda não possuir residência em Moçambique, a sua acreditação vai dinamizar as relações bilaterais entre os dois países, particularmente na área de segurança e ordem públicas.


Destacou a experiência do Uganda no combate aos grupos extremistas e terroristas. Por isso, disse o Ministro Pacheco, “a experiência de prevenção e combate deste mal por parte do Uganda é extremamente útil para nós”.

 


Quanto ao Botswana, revelou que faz parte da agenda dos dois Estados dinamizar de forma abrangente as parcerias, com exemplo o porto de Techobanine.
Disse ainda que já foram constituídas equipes de trabalho para organizar uma Cimeira Tripartida, Botswana, Moçambique e Zimbabwe para identificar formas operativas de se implementar o projecto de porto e linha férrea. A produção de vacinas é outra área que interessa a Moçambique explorar no intercâmbio com o Botswana, sobre tudo a Newcastle e anti-rábica.


No caso da Guiné-Equatorial, Moçambique tem interesse na partilha de informações sobre a exploração de hidrocarbonetos e na gestão sustentável de recursos minerais. “Esta foi numa boa oportunidade porque pela primeira vez a Guiné-Equatorial terá um embaixador e será uma boa oportunidade da canalizar e dinamizar as relações bilaterais”, acrescentou.


O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação realçou que com o Vietnam o desafio é económico. Destaca-se o sector dos transportes e comunicações, onde o Vietnam está a fazer grandes investimentos, como é o caso da instalação da Movitel que é uma das operadoras de telefonia móvel mais abrangentes do país. “O desafio é consolidar expandir para melhorar a cobertura e eficiência da comunicação”, disse.
A fonte referiu que este país e asiático também possui uma larga experiência no sector agrícola, sobretudo na produção de arroz, e há interesse de continuar a cimentar as relações no âmbito da formação e assistência técnica.


Concluiu afirmando que existe uma cooperação entre ambos os países na capacitação dos agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM) nas s áreas onde aquele país asiático possui uma larga experiência. (AIM)