Agri

Presidente Filipe Nyusi recebe convite para participar da Cimeira da CPLP do Enviado Especial da Guiné-Equatorial, Agapito Mbsa MokuyPresidente Filipe Nyusi recebe convite para participar da Cimeira da CPLP do Enviado Especial da Guiné-Equatorial, Agapito Mbsa MokuyO Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, recebeu na segunda-feira, em audiência, o Enviado Especial do seu homólogo da Guiné-Equatorial, Obiang Nguema, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação equato-guinense, Agapito Mbsa Mokuy, que era portador de um convite participar na próxima Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que a terá lugar em Cabo Verde, em Julho próximo.


A informação foi avançada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, que falava à imprensa, na segunda-feira, dia 14 de Maio corrente, em Maputo, depois da audiência, tendo explicado que a visita de Mokuy também surge no âmbito do reforço das relações de cooperação entre os dois países.

 

Segundo o Ministro Pacheco, durante o encontro, igualmente foram abordados os preparativos e alguns temas que serão tema de discussão durante o evento.
“Na cimeira vão discutir assuntos sobre o desenvolvimento da linha de projectos económicos da CPLP, o papel que os que os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e da CPLP podem desempenhar para que esta comunidade seja forte para os interesses”, referiu.


Vice-Ministra Lucas na audiência com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-EquatorialVice-Ministra Lucas na audiência com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-EquatorialVincou que outro objectivo da Cimeira é criar um ambiente e espaço de negócios para que estes países tenham ganhos múltiplos e com vantagens mútuas. A Livre Circulação de Empresários, ou seja Vistos de Negócios e a Constituição de um Tribunal de Arbitragem e de Mediação da CPLP de modo a evitar que o recurso aos tribunais internacionais, como tem sido até agora, é outro tema que tambem vai a debate.


O Ministro dos Negócio Estrangeiros e Cooperação da Guiné Esquatorial foi também recebido pela Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela Lucas.