Agri

Foto de família da Comissão Mista Moçambique-Rússia, em MaputoFoto de família da Comissão Mista Moçambique-Rússia, em MaputoO Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, afirmou que Moçambique e a Rússia sempre souberam cultivar relações alicerçadas no princípio de respeito mútuo e benefícios recíprocos nas relações entre Estados, na manhã de quarta-feira, dia 25 de Abril, em Maputo, na sessão de abertura da Comissão Mista entre Moçambique e Rússia.


Segundo o governante, o encontro a este nível realiza-se pela primeira vez depois de um longo interregno imposto pelas dinâmicas históricas e conjunturais que ocorreram em cada um dos nossos países. “Acredito ser consensual que depois deste período de transição é chegado o momento de avaliarmos as nossa relações e perspectivar de forma estruturada os fundamentos que permitirão o relançamento e estreitamento de uma cooperação que se pretende sã, dinâmica e mutuamente vantajosa” acrescentou.


O Ministro Pacheco afirmou que a sessão reveste-se de uma dimensão histórica pois simboliza o ponto que marca a abertura de uma nova página nas relações de cooperação entre a República de Moçambique e a Federação da Rússia.


Ministro José Pacheco ao receber o Vice-Ministro dos Recursos Naturais e Ecologia da Rússia, Evageny KiselevMinistro José Pacheco ao receber o Vice-Ministro dos Recursos Naturais e Ecologia da Rússia, Evageny Kiselev“É nosso desejo que os trabalhos da Primeira Sessão da Comissão Intergovernamental para a Cooperação Económica e Técnico-Científica contribuam para o estabelecimento de parcerias mutuamente vantajosas e sinergias em sectores como a agricultura, o turismo, a energia, os transportes e comunicações, a indústria e o comércio entre outras que podemos explorar” assegurou o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.


A Comissão Intergovernamental para a Cooperação Económica e Técnico-Científica entre Moçambique e Rússia foi dirrigida pela Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela Lucas e pelo Vice-Ministro dos Recursos Naturais e Ecologia e Chefe da Agência da Exploração do Subsolo da Rússia, Evageny Kiselev. (UCI)