Agri

Ministro José Pacheco recebe o Secretário de Estado das Relações Exteriores das Seychelles, Barry Faure, no seu gabinete de trabalhoMinistro José Pacheco recebe o Secretário de Estado das Relações Exteriores das Seychelles, Barry Faure, no seu gabinete de trabalho“Identificamos um passo que é o estabelecimento de um acordo geral de cooperação bilateral entre os dois países. Faremos de tudo para que este acordo seja assinado o mais breve possível”, disse o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco.


O Ministro Pacheco falava a jornalistas, depois das conversações que manteve com o Secretário de Estado do Gabinete das Relações Exteriores na Presidência da República das Seychelles, Barry Faure, na sexta-feira, dia 06 de Abril corrente, em Maputo.


“Mas há, já, entendimento a volta de cultura e livre circulação de pessoas através da implementação de vistos para os dois países”, acrescentou o responsável pela pasta da diplomacia moçambicana, sublinhando que os dois países têm interesse de cooperação na área de transportes e comunicação.


De acordo com o governante, há interesse por parte das Seychelles, nos recursos naturais que derivam de hidrocarbonetos que Moçambique detém, que geram energia com base no disel, considerado uma fonte de geração de energia não limpa e com o gás poderão garantir sustentabilidade e também o uso de recursos naturais, que é limpo.


“Foi nos apresentado um valor de 75 megawats como interesse que tem de gerar energia para as necessidades de Seychelles, tomamos nota para o efeitos de seguimento para a áreas de especialidade na perspectiva de vermos como é que esse interesse pode ser acomodado”. (UCI)