Agri

Ve-sê o Ministro José Pacheco no centro, na segunda fila, na foto de família do Conselho de Ministros da SADC, em PretóriaVe-sê o Ministro José Pacheco no centro, na segunda fila, na foto de família do Conselho de Ministros da SADC, em PretóriaO Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, partcipa em Pretória, África do Sul, na Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), de 26 a 27 de Março de 2018.


Na reunião, os ministros vão deliberar sobre o estágio do processo de integração regional, a melhoria dos métodos de trabalho da SADC e sua sustentabilidade financeira face aos desafios actuais. O Conselho de Ministros vai também analisar o balanço da implementação da Estratégia de Industrialização da Região.


Os dessasseis ministros reunidos em Pretória debateram e vão aprovar o orçamento da SADC, para o período de 2018-2019. “Vai ser tratado em sede na reunião, no fim saberemos definitivamente qual será a contribuição de cada país e a contribuição global.” disse o Ministro José Pacheco.


O responsável pela pasta da diplomacia moçambicana considerou que a industrialização “é um desafio, mas é um objectivo que estamos a trabalhar para que a SADC esteja industrializada”.


A reunião dos ministros da organização regional foi dirigida pela Ministra sul-africana das Relações Internacionais e Cooperação, Lindiwe Sisulu, por inerência da presidência rotativa anual da organização assumida pelo seu país. (UCI)