Agri

Vice-Ministra Maria Manuela LucasVice-Ministra Maria Manuela LucasA Vice-Ministra dos Negócios Estangeiros e Cooperação, Maria Manuela Lucas, chefia a delagação moçambicana que participa na Reunião Extraordinária dos Ministros, Ordenadores Nacionais do Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED) dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste com a União Europeia, em Bruxelas, Reino da Bélgica, na sexta-feira, dia 09 de Março corrente.


No encontro, os governantes avaliaram o estágio de implementação dos projectos do 10º FED, bem como do estágio de progresso da concepção do plano do 11º FED. Na mesma sessão, procederam a reflexão conjunta com vista a identificar e conceber uma estratégia para o prosseguimento do Programa de Cooperação PALOP/Timor Leste no futuro quadro de relacionamento ACP-UE pós-2020.


Os ministros dos realçaram a importância da prossecução do Programa Plurianual, a sua pertinência e oportunidade para as populações dos seis países, na promoção do emprego na vertente cultural e no desenvolvimento das capacidades de governação.


À margem da Reunião Extraordinária dos Ministros, Ordenadores Nacionais do FED, a Vice-Ministra Maria Manuela Lucas manteve encontros bilaterais com governantes de vários países, nomeadamente o Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia; Ministros dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de São Tomé e Principe, Urbino Botelho; Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste, Adalgiza Magno e com o Ordenador Nacional Suplente de Angola, Tombwele Pedro, bem como com representantes da Comissão Europeia e dos Serviço Europeu de Acção Externa, Stefano Manservisi e Birgitte Markussen, respectivamente. (UCI)