Agri

 Presidente Filipe Nyusi ladeado pela Primeira-Dama Isaura Nyusi, na foto de família, depois de galardoado Honoris Causa Presidente Filipe Nyusi ladeado pela Primeira-Dama Isaura Nyusi, na foto de família, depois de galardoado Honoris CausaO Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, foi galardoado com o título de doutor Honoris Causa pelas Relações Internacionais, na terça-feira, dia 27 de Fevereiro do ano em curso, pelo Instituto de Diplomacia e Relações Internacionais de Genebra.


Intervindo na ocasião, o Chefe do Estado disse que Moçambique defende firmemente o respeito escrupuloso pela carta das Nações Unidas sobre as Relações Internacionais, pois, segundo o estadista, os pilares para construção de uma ordem mundial justa, pacífica e equitativa deve passar por se desenvolver relações de amizades entre as nações, com o objectivo de alcançar a cooperação internacional na solução de problemas.


“Esses objectivos são hoje mais relevantes que nunca, por isso estamos convictos que esta é a veia mais segura para prevenção, gestão e resolução de conflitos internacionais. A democratização da organização das Nações Unidas pode contribuir enormemente para o reforço e credibilização do multilateralismo, sendo este um mecanismo importante que pode ajudar a humanidade a enfrentar em conjunto os desafios que hoje enfrenta. Nenhum país pobre pode por si fazer face a tais desafios", vincou o Presidente Nyusi.


Já Colum de Sales Murphy, fundador e Presidente da Escola de Diplomacia e Relações Internacionais de Genebra, disse que para a escolha de Nyusi pesou o facto de Moçambique ter sobrevivido a várias dificuldades ao longo do tempo, e nunca desperdiçou nenhuma delas como oportunidade para crescer e promover os direitos humanos.


“Com a liderança de Filipe Nyusi, Moçambique será uma inspiração para a paz e prosperidade no mundo inteiro, por isso que esta é a nossa aposta, sabendo que essa cultura deve ser promovida pelo exemplo dos dirigentes na sua conduta política e pessoal, e o modo como defendem os interesses nacionais acima de qualquer outro interesse”, acrescentou. (Presidência da República)