Agri

Ministro José Pacheco na assinatura do acordo com a Representante da UNODC, Zhuldyz AkishevaMinistro José Pacheco na assinatura do acordo com a Representante da UNODC, Zhuldyz AkishevaO Ministro dos Negócios de Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco e a Representante para Escritório das Nações Unidas contra Droga e o Crime (UNODC), Zhuldyz Akisheva, rubricaram na sexta-feira, 16 de Fevereiro corrente, em Maputo, um acordo que visa o combate à droga e ao crime, financiado pela União Europeia (UE).


Através do acordo a UE vai disponibilizar um total de 3,5 milhões de euros com a finalidade de reforçar a capacidade institucional para a implementação do projecto sobre o “Estabelecimento de Comunicação Operacional em Tempo Real entre Aeroportos Internacionais em África, América Latina e Caraíbas (AIRCOP).”


Segundo o Ministro Pacheco, o acto ocorre no âmbito das acções de fortalecimento da cooperação e colaboração entre os diversos intervenientes na esfera da prevenção e combate ao narcotráfico. “O acordo abre espaço para que doravante se passe a agir de forma sincronizada e eficaz contra as acções criminosas decorrentes da actuação das redes do tráfico ilícito de drogas, bem como de outras práticas e manifestações do crime organizado transnacional” realçou.


O Ministro dos Negócios de Estrangeiros e Cooperação mostrou-se confiante que os resultados da implementação deste Acordo irão permitir que Moçambique prossiga o seu desenvolvimento económico e social livre de delinquência associada ao tráfico e consumo ilícito de drogas. (UCI)