Agri

Presidente Filipe Nyusi a conferir posse ao Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José PachecoPresidente Filipe Nyusi a conferir posse ao Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José PachecoO Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, conferiu posse na quinta-feira, 14 de Dezembro corrente, ao novo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco.


Na ocasião, o Presidente Nyusi recomendou ao Ministro Pacheco a usar a experiência acumulada para melhor coordenar a política externa, representando e defendendo os interesses de Moçambique e dos moçambicanos.


“A forma como o país é visto no exterior depende, em larga medida, da capacidade que a nossa diplomacia tende a transmitir a imagem que espelha a nossa realidade. A política externa esteve sempre vocacionada a fazer mais amigos e criar parcerias dentro dos princípios de igualdade, respeito mútuo e de não ingerência nos assuntos internos, por isso merece respeito assim como respeita ao outras nações” disse o Chefe de Estado, tendo enfatizado a necessidade de se dar primazia a diplomacia económica que permita atrair investimentos estrangeiros capazes de alavancar a economia nacional.


O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação garantiu que vai privilegiar as relações bilaterais e multilaterais, com vista a atrair mais investimentos para o país.


Ministro José Pacheco a prestar juramento na cerimónia de tomada de posseMinistro José Pacheco a prestar juramento na cerimónia de tomada de posse“Estamos sempre em prontidão para cumprir funções. Desta vez coube-me a honra e o privilégio de ser chamado para cumprir esta missão e dedicarei todas as minhas capacidades para levar a bom porto esta complexa missão de cuidar da política externa. No âmbito do desafio de fazer a diplomacia económica certamente que vamos privilegiar as relações bilaterais e multilaterais e também com o sector privado que tem capacidade de investir” realçou.


Anteriormente, o Ministro José Pacheco ocupava o cargo de Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar.


Na mesma cerimónia, foram também empossados os ministros dos Recursos Minerais e Energia e da Agricultura e Segurança Alimentar, Ernesto Max Tonela e Higino Marrule, respectivamente. ,

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, conferiu posse, na quinta-feira, 14 de Dezembro corrente, ao novo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Condugua António Pacheco.