Agri

Ministro Oldemiro Baloi e o Embaixador da República Popular da China assinam acordos de cooperação bilateralMinistro Oldemiro Baloi e o Embaixador da República Popular da China assinam acordos de cooperação bilateralO Minsitro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, rubricou na sexta-feira, dia 08 de Dezembro corrente, em Maputo, a Troca de Notas para a Concessão de um Donativo para o Financiamento do Projecto de Construção do Aeroporto de Xai-Xai na Província de Gaza, com o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República Popular da China, Su Jian.


Através do instrumento de cooperação rubricado, serão disponibilizados mais de 45 milhões de dólares americanos, para financiar a construção da infraestrutura e outros empreendimentos a serem acordados mutuamente entre os dois governos.


“Notamos com satisfação que a construção de raiz, de um Aeroporto em Xai-Xai, constitui um empreendimento económico que colocará a Província de Gaza no circuito das ligações aeroportuárias do país, permitindo não só a mobilidade de pessoas e bens, como também, servir de aeroporto alternativo ou como uma das plataformas de resposta à situações de emergência ou catástrofes naturais” considera o Ministro Baloi, tendo acrescentado e o emprendimento colocará a província de Gaza na matriz regional e internacional.


Na ocasião, os governos da República de Moçambique e da República Popular da China assinaram, igualmente, a Troca de Notas para o Fornecimento de 100 Autocarros para o Transporte Público de Passageiros, que prevê a disponililização de mais de sete milhões de dólares americanos e a Troca de Notas sobre o projecto de Financiamento para Provisão de Serviços de Televisão por Satélite para 500 aldeias moçambicanas.


Para o responsável pela pasta de diplomacia moçambicana, a aquisição dos autocarros constitui mais um contributo valioso do Governo da República Popular da China, para a mitigação dos efeitos adversos causados pela falta de transporte condigno nas grandes cidades do nosso país.


O Ministro Baloi expressou satisfação pela tendência crescente da cooperação bilateral, o que reflecte as excelentes relações de amizade e cooperação que os dois países tem vindo a desenvolver ao longo dos anos à todos os níveis. (UCI)