Agri

O Presidente Nyusi, pousa com os diplomatas moçambicanos no portal do Ministério dos Negócios Estrangeiros e CooperaçãoO Presidente Nyusi, pousa com os diplomatas moçambicanos no portal do Ministério dos Negócios Estrangeiros e CooperaçãoO Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, instou aos diplomatas moçambicanos a manterem o foco na diplomacia bilateral e multilateral, durante as reflexões, no oitavo Conselho Coordenador do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MINEC), na quinta-feira, dia 05 de Outubro corrente.


O Chefe da Diplomacia moçambicana discursava na sessão de abertura da reunião, que decorreu em Maputo, sob o lema “A experiência e a contribuição da diplomacia moçambicana para melhor responder aos desafios e perspectivas da actual conjuntura nacional e internacional”.
Afirmou que a diplomacia moçambicana deve levar ao mundo a mensagem de esperança e de Paz, para que o país se beneficie, cada vez mais, dos ganhos disponíveis no concerto das nações.


Presidente Nyusi discursa na sessão de abertura do Conselho Coordenador do Ministério dos Negócios Estrangeiros e CooperaçãoPresidente Nyusi discursa na sessão de abertura do Conselho Coordenador do Ministério dos Negócios Estrangeiros e CooperaçãoPara o Chefe de Estado, a diplomacia moçambicana deve, no máximo, por via de acordos de comércio livre regional, seja na SADC ou com outros actores, como a União Europeia e os Estados Unidos da América; acordos bilaterais com parceiros na Ásia e América Latina, apurar ganhos concretos na economia moçambicana que tenham impacto directo na vida dos moçambicanos. “A diplomacia deve trabalhar em complemento e sinergia com vários actores nacionais, públicos e privados, num mundo cada vez mais dominado para ganhos económicos”.


O Presidente Nyusi considera que com a descoberta de recursos naturais, Moçambique deve aprender rapidamente a dominar “as regras do jogo” para não sair a perder. Nesse ambito, “cabe à contribuição dos diplomatas, em conjunto com outros actores, encontrar as melhores formas de interlocução com os parceiros, para a busca dos melhores mecanismos de consolidação da cooperação”.


Na ocasião, o Presidente da República saudou os funcionários do MINEC, pelo sentido de Estado, de missão, perseverança, sacrifício e de bem-servir com que se empenham na operacionalização da política externa de Moçambique.
O Conselho Coordenador do MINEC, realizado de 05 a 06 de Outubro, foi dirrigido pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi.