Agri

Ministro Baloi na sessão de encerramento na Conferência Ministerial TICADMinistro Baloi na sessão de encerramento na Conferência Ministerial TICAD“As relações entre os nossos Estados saíram mais reforçadas e conseguimos alcançar os objectivos que haviamos proposto para este evento” disse o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, ao discursar na sessão de encerramento da Conferência Ministerial de Tóquio para o Desenvolvimento de África (TICAD), na sexta-feira, dia 25 de Agosto do ano em curso.


O Ministro Baloi considerou que a reunião representou a vontade genuína e recíproca dos Governos de estreitar a cooperação em todos os domínios. “Demonstrou também a vontade recíproca de desenvolvermos uma relação cada vez mais harmoniosa e construtiva na base de parcerias multifacetadas”.
O Governante saudou o Governo do Japão por ter decidido alocar através do TICAD V cerca de 32 bilhões de dólares para investimento empresarial, Assistência Oficial ao Desenvolvimento (ODA) e promoção de iniciativas de paz e estabilidade. Saudou igualmente, a todas as partes que integram esta parceria e que têm dado o seu contributo para o progresso que temos vindo a alcançar no âmbito dos programas do TICAD.


Para o Ministro Baloi, a parceria entre África, Japão e os parceiros de cooperação e desenvolvimento, no quadro do TICAD, constitui um complemento crucial aos esforços empreendidos internamente em África, pelos nossos povos e Governos, nas áreas mais críticas do nosso desenvolvimento.
O responsável pela pasta da diplomacia moçambicana mostrou-se satisfeito com os resultados alcançado na Reunião Ministerial de Tóquio para o Desenvolvimento de África, realizada em Maputo. “Cumprimos a nossa missão. Alcançamos resultados bastante positivos e suficientemente encorajadores”. (UCI)