Agri

Presidente Nyusi a proceder a abertura da Reunião Ministerial TICAD, em MaputoPresidente Nyusi a proceder a abertura da Reunião Ministerial TICAD, em MaputoO Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, instou aos líderes do continente africano a deixarem de depender, exclusivamente, das exportações de recursos naturais ainda na sua forma primária como principal fonte de receitas. O Presidente Nyusi teceu este posicionamento no discurso de abertura da Conferência de Tóquio para o Desenvolvimento de África (TICAD), na quinta-feira, dia 24 de Agosto deste ano, em Maputo .


“A África não pode continuar a hipotecar o seu crescimento e desenvolvimento económico a fontes limitadas de receitas que dependem, exclusivamente, das exportações dos recursos naturais de que dispõe na sua forma primária. Primeiro, porque são recursos esgotáveis e segundo, porque são sensíveis a oscilações decorrentes das dinâmicas da economia global”.


Na ocasião, explicou que a forma mais eficaz de aproveitar estes recursos é promover uma cooperação mais integrada e de agregação de valor para a estrutura produtiva através da diversificação económica.


Para o Chefe do Estado, no âmbito do TICAD, o sector privado está a desempenhar um papel preponderante no processo de implementação de projectos de investimento que garantam o desenvolvimento tecnológico, incluindo a transferência do know-how.

 

Foto de família da Conferência Ministerial TICAD Foto de família da Conferência Ministerial TICAD “Em Moçambique avaliamos positivamente a nossa participação no processo do TICAD através do qual temos vindo a implementar projectos em diversos pilares e áreas de cooperação que têm um impacto significativo nos programas governativos”, disse o Presidente da República.

 


O Chefe de Estado enalteceu a participação mais forte do sector privado, como parceiro estratégico dos governos, para o impulso do crescimento e desenvolvimento. “Só assim seremos acutilantes no cumprimento da nossa missão junto dos nossos povos, que é criar condições para o bem-estar de todos”, disse.