Agri

Vice-Ministra Nyeleti Mondlane e o Embaixador da Alemanha em Maputo, Detlev WolterVice-Ministra Nyeleti Mondlane e o Embaixador da Alemanha em Maputo, Detlev WolterA Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Nyeleti Mondlane, reafirmou o compromisso do Governo de Moçambique de continuar a trabalhar em parceria com o Governo da Alemanha, para a consolidação e elevação das frutuosas relações de amizade, solidariedade e cooperação.


A Governante fez este pronunciamento na cerimónia de assinatura do Acordo de Cooperação Financeira bilateral, através do qual serão desembolsados cerca de mil milhões de Meticais, equivalente a quinze milhões de Euros, à Electricidade de Moçambique (EDM) para a operacionalização do Projecto de Modernização da Rede Eléctrica Fase II. O instrumento jurídico foi rubricado pela Vice-Ministra Mondlane e o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República Federal da Alemanha acreditado em Moçambique, Detlev Wolter.


“A Alemanha apresenta-se, aqui, como um exemplo a ser replicado no sentido de que a consistência nas relações de longa data entre os países deve transcender conjunturas, deve adaptar-se às circunstâncias cambiantes e manter o foco no essencial da contribuição de cada parceiro no desenvolvimento do nosso país” disse a Governante.

 

Vice-Ministra Nyeleti Mondlane e o Embaixador Detlev Wolter após a assinatura do Acordo de Cooperação FinanceiraVice-Ministra Nyeleti Mondlane e o Embaixador Detlev Wolter após a assinatura do Acordo de Cooperação FinanceiraDe acordo com a Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação a assinatura deste instrumento de cooperação bilateral atesta, uma vez mais, o compromisso do Governo da Alemanha em contribuir, de forma contínua, nos esforços do Governo de Moçambique visando a promoção do desenvolvimento sustentável e inclusivo do nosso promissor país. “Este é, portanto, um gesto de maturidade dos laços que unem os nossos dois povos e países e reforça, cada vez mais, a consistência e previsibilidade que caracteriza as nossas relações bilaterais, compromisso assumido pelas lideranças de ambos países durante a visita que efectuamos à Alemanha em 2016”.


Por seu turno, o Embaixador Detlev Wolter afirmou que o programa de financiamento irá apoiar a EDM na construção de uma rede eléctrica de baixa tensão, no novo bairro de Mavoco. “Mais de 5000 agregados familiares receberão luz eléctrica graças ao financiamento prestado pela Cooperação Financeira Alemã”.
O Presidente do Conselho de Administração da EDM, Mateus Magala, disse que há empresas a espera da energia e que a implementação do vai gerar emprego para milhares de moçambicanos e receitas ao Estado. (UCI)