Agri

 Ministro Baloi cumprimenta o Ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros do Japão, Kentaro Sonoura Ministro Baloi cumprimenta o Ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros do Japão, Kentaro SonouraO Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, recebeu na quinta-feira, dia 29 de Junho corrente, em Maputo, o Ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros, Kentaro Sonoura, que efectua uma visita de três dias a Moçambique.


Para além passar em revista o estágio da cooperação bilateral, o Ministro Baloi e o Ministro de Estado Sonoura, avaliaram o estágio da implementação compromissos assumidos durante a visita do Presidente da República, Filipe Nyusi, que teve lugar em Março último.


Ministro Baloi e o Ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros do Japão, Kentaro Sonoura, em conversaçõesMinistro Baloi e o Ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros do Japão, Kentaro Sonoura, em conversaçõesEm declarações a imprensa, o governante niponico manifestou a vontade de aprofundar a cooperação na área económica. “Queremos aprofundar a cooperação, sobretudo na área económica e o japão vai aumentar os investimentos através de novos projectos na área da energia”.


Por seu turno, o director para Ásia e Oceania, Belmiro Malate disse que os governantes abordaram sobre a importância de se avançar rapidamente com o projecto de gás e com o desenvolvimento do carvão mineral de Tete. Afirmou igualmente que analisaram também os preparativos da reunião interministerial da Conferência Internacional de Toquio para o Desenvilvimento de África (TICAD), que terá lugar em Agosto, na cidade de Maputo.


Em Maputo, o Ministro de Estado niponico foi recebido em audiência pelo Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário e manteve um encontro de trabalho com o Ministro da Indústria e Comércio, Max Tonela.(UCI)