Agri

Vice-Ministra Nyeleti MondlaneVice-Ministra Nyeleti MondlaneA Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Nyeleti Mondlane, vai fazer a abordagem sobre como “Garantir o Desenvolvimento Sustentável através do Comércio e Investimento”, no 16º Encontro Informal entre os Ministros dos Negócios Estrangeiros dos países africanos e nórdicos, que terá lugar em Abuja, Nigéria.


O tema sobre o qual vai se pronunciar a Vice-Ministra Mondlane é também o lema do fórum informal para este ano, que vai decorrer nos dias 09 e 10 de Junho corrente, na capital nigeriana.


No encontro, que será presidido pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Federal da Nigéria, Geoffrey Onyema, os governantes vão debater temas como a insegurança, o terrorrismo, xenofobia, desafios da implementação da Agenda 2063 da União Africana, mudanças climáticas, medidas de controlo nas fronteiras, entre outros.


Refira-se que o encontro é realizado anualmente e a adopção dos consensos é feita na base voluntária, visto que se trata de uma reunião é de carácter informal.
A nível das relações bilaterais, espera-se o reforço e consolidação das relações entre Moçambique e os países nórdicos, bem como com os países africanos membros do fórum. (UCI)