Agri

Vice-Ministra Nyeleti Mondlane, ladeada pela Vice-Ministra da Juventude e Desporto, Flávia Azinheira e pelo Decano do Grupo Africano, Major Gen. N. M. DubeVice-Ministra Nyeleti Mondlane, ladeada pela Vice-Ministra da Juventude e Desporto, Flávia Azinheira e pelo Decano do Grupo Africano, Major Gen. N. M. DubeA Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Nyeleti Mondlane, defendeu, no clamor da comemoração do Dia de África, a criação de espaços para que os jovens sejam responsáveis, não só pelo mundo em que vivem, mas também pelo mundo em que querem viver.


A Vice-Ministra Mondlane fez este pronunciamento, na quinta-feira, dia 25 de Maio do ano em curso, em Maputo, nas cerimónias centrais do Dia de África.
“Apesar dos enormes desafios e das diversidades das actividades em prol de um futuro melhor para a nossa juventude, estou em crer que as dinâmicas em que estas se realizam são semelhantes em vários aspectos. Os jovens, quer em Moçambique, quer no continente ou no mundo, encontrem espaços para compartilharem os seus incómodos, sonhos, saberes, ideias e conhecimentos, quer no espaço real ou cibernético das redes sociais e da internet, pois, os resultados podem ser bastante originais, inventivos e criativos. Há que potenciar estes espaços” acrescentou.


Corpo Diplomático acreditado em MoçambiqueCorpo Diplomático acreditado em MoçambiqueA governante reiterou que o dividendo demográfico não é um benefício que os países obtêm automaticamente apenas por terem uma grande porção populacional constituída por jovens, mas é sim o resultado de investimentos cuidadosos, atempados e estratégicos na criação destes espaços em que a ambição e energia da juventude, na qual depositamos a esperança para o progresso do continente e de Moçambique, possa ser canalizada de forma construtiva.


Para a Vice-Ministra Nyeleti Mondlane, as constatações dos problemas e desafios com que a África se debate, que foram, de forma aberta e profunda, discutidas e feitas valiosas contribuições, vão permitir uma melhor abordagem de Moçambique no tratamento destas questões ao nível do país e do continente.


As celebrações do Dia de África, este ano comemorado sob o lema “Aproveitamento do Dividendo Demográfico Através de Investimentos na Juventude”, comtemplaram diversas actividades desportivas e culturais, como dança, feiras do livro e gastronomia, desfile de moda, jogo de futebol, entre outras. (UCI)