Agri

Ministro Baloi no acto do lançamento da semana comemorativa do Dia de ÁfricaMinistro Baloi no acto do lançamento da semana comemorativa do Dia de ÁfricaO Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, procedeu na segunda-feira, dia 22 de Maio do ano em curso, em Maputo, o lançamento da semana comemorativa do Dia de África. Na ocasião, afirmou que, actualmente, cerca de 60% da população do continente tem menos de 25 anos de idade.

“Em 2050, África terá cerca de 452 milhões de habitantes com a idade abaixo dos 25 anos e em 2063, esta proporção será de cerca de 70%”.


O responsável pela pasta da diplomacia moçambicana considerou que o continente africano deve centrar-se na oportunidade que constitui o seu crescimento demográfico. “O momento para tirar vantagem desta explosão juvenil africana é agora, uma vez que esta oportunidade não existirá para sempre e pode não se repetir. África deve agir agora porque as decisões e políticas certas levam tempo para serem estabelecidas e surtirem efeito desejado” realçou.


Cerimónia de lançamento das celebrações do Dia de ÁfricaCerimónia de lançamento das celebrações do Dia de ÁfricaO Ministro Baloi acrescentou que “as decisões que tomamos hoje vão determinar o futuro xadrez do nosso continente ou no capítulo de prosperidade ou no de retrocesso. E isso depende das condições que criamos hoje, para que o nosso principal recurso e capital (os jovens) possa brilhar para o bem deste continente”.
Este ano, a celebração do dia de África, que se assinala a 25 de Maio, decorreu sob o lema “aproveitamento do dividendo demográfico através de investimentos na juventude”.


O governante explicou que a decisão em dedicar o ano inteiro de 2017 à causa da juventude africana visa concentrar as atenções colectivas do continente para às questões relacionadas com este extracto social e mobilizar o compromisso dos líderes continentais aos vários níveis a alocarem recursos necessários para o aproveitamento do dividendo demográfico e a encetarem as reformas inadiáveis para acelerar o crescimento sustentável, a chave do progresso e estabilidade para as gerações vindouras.


Este é o 54º aniversário de criação da Organização da União Africana (OUA), actualmente designada União Africana (UA). (UCI)