Agri


Ministro Baloi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, pelo Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio FerreiraMinistro Baloi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, pelo Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio FerreiraO Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, recebeu na quinta-feira, dia 11 de Maio corrente, do Governo Brasileiro, a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, uma honra atribuida a altas autoridades estrangeiras que promovam o estreitamento dos laços de amizade e cooperação entre o Brasil e seus parceiros internacionais.

 

De acordo com o Ministro Baloi, que falava à imprensa logo após a condecoração, a outorga desta distinção, materializa o reconhecimento das sucessivas lideranças do Brasil, do compromisso das lideranças de Moçambique, com a contínua consolidação de uma relação de amizade e fraternidade entre os nossos dois povos.


“A condecoração representa, para mim, muito particularmente, o reconhecimento da laboriosa entrega e do saber das sucessivas equipas, que dentro e fora do país, me têm acompanhado ao longo da minha trajectória de servidor público lidando com matérias de política externa e de cooperação” acrescentou.

Na ocasião, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação agradeceu ao antigo Presidente da República, Joaquim Chissano, por ter concedido a honra e o privilégio de servir a pátria ao nível do governo central, tendo saído do anonimato e ganho uma visibilidade que tornou possíveis os voos subsequentes, ao antigo Chefe de Estado, Armando Guebuza, por ter concedido a oportunidade de de regressar às lides governamentais, tendo para o efeito me nomeado para as funções de Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, por um período durante o qual teve lugar a maioria das realizações que foram invocadas para a atribuição desta distinção.


Agradeceu igualmente ao Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, “pela confiança em mim depositada ao reconduzir-me para as minhas actuais funções, proporcionando-me, assim, a oportunidade de participar num histórico processo de mudança geracional e a possibilidade de receber o presente galardão”.
O Ministro Baloi recebeu a condecoração do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes Ferreira, em representação ao Presidente brasileiro Michel Temer. (UCI)