Agri

Presidentes Filipe Nyusi e Teodoro ObiangPresidentes Filipe Nyusi e Teodoro ObiangO Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, e o Presidente da República da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, acordaram na quarta-feira, dia 05 de Abril corrente, em Maputo, cooperar nos vários sectores da economia, particularmente na área de hidrocarbonetos.


O entendimento foi alcançado nas conversações entre os dois países, que culminaram com a assinatura de  instrumentos jurídicos de cooperação, nas áreas económica, cultural, científica e técnica, pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, e das Relações Exteriores e Cooperação da Guiné Equatorial, Agapito Mokuy. Os dois Governos rubricaram também um acordo que engloba a criação de uma Comissão Mista, que vai operacionalizar a realização de consultas políticas.


Em conferência de imprensa, minutos após a assinatura do acordo, O Ministro Baloi explicou que o foco para ambas partes é a cooperação económica, nos sectores da Agricultura, transportes e comunicação, recursos minerais e energia, cultura, saúde e educação. Considerou também que Moçambique poderá tirar benefícios da gestão de recursos minerais da Guiné. “Sabemos que hoje a Guiné Equatorial é uma potência na produção de petróleo e de outros hidrocarbonetos. Moçambique está a iniciar nesse domínio e tem muito a beneficiar-se da experiência da Guiné Equatorial”.


A assinatura dos instrumentos jurídicos entre os governos de Moçambique e da Guiné Equatorial decorreu no quadro da visita de Estado que o Presidente equato-guinense efectuou ao país, de 05 a 08 de Abril do presente ano. Durante a sua estadia em Maputo, o Presidente Obiang depositou uma coroa de flores na Praça dos Heróis Moçambicanos e afectou visitas ao Porto de Maputo e ao Conselho Municipal de Maputo