Agri

Foto família: Presidente Nyusi ladeado pelos Chefes de Estado e de Governo na Cimeira da IORA, em JacartaFoto família: Presidente Nyusi ladeado pelos Chefes de Estado e de Governo na Cimeira da IORA, em JacartaO Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi rubricou em Jacarta, Indonésia, o IORA Concórdia,um instrumento legal que define as linhas estratégicas sobre o futuro da cooperação entre os Estados membros da Associação dos Países da Orla do Oceano Índico (IORA), juntamente com outros Chefes de Estado e de Governo.

Na mesma ocasião, foram rubricados também o Plano de Acção 2017/2020, uma tradução da IORA Concórdia em actividades concretas, e a Declaração sobre a prevenção e luta contra o terrorismo e o extremismo violento.


De acordo com o Presidente Nyusi,a assinatura do IORA Concórdia foi o momento do evento que mais se destacou, por se tratar de um documento que define as linhas mestras que vão nortear a cooperação, no âmbito da organização.“Temos grande esperança de que com a assinatura da “Concórdia” e da “Declaração” da IORA estaremos a dar passos significativos rumo a uma organização de desenvolvimento integrado” realçou.


Conselho de Ministros dos Estados membros da IORA, vê-se o Ministro Oldemiro Baloi na fotografia, o quarto, contando da esquerda para à direitaConselho de Ministros dos Estados membros da IORA, vê-se o Ministro Oldemiro Baloi na fotografia, o quarto, contando da esquerda para à direitaEm declarações a jornalistas, sobre o balanço da sua estadia em Jacarta, o Presidente da República assegurou que há bases fortes e claras para Moçambique poder cooperar, de forma vantajosa, com a Indonésia, através de estabelecimento de parcerias.Acrescentou que Moçambique pretende explorar as vantagens deste país asiático, aproveitando as suas potencialidades tecnológicas e sua experiência.


“Consolidámos as nossas relações. Os encontros com a direcção deste país vão continuar para reforçar a nossa cooperação económica” disse, tendo acrescentado que notou um grande interesse dos empresários indonésios.
O Presidente Nyusi revelou que o Chefe de Estado indonésio, Joko Widodo, prometeu uma linha de crédito a Moçambique, para reforçar o empresariado nacional, especialmente na área de transportes ferroviário e rodoviário, num encontro que mantiveram, à margem da cimeira da IORA.


No que diz respeito a participação de Moçambique, o Presidente da República considera que foram alcançados bons objectivos. “Foi uma cimeira com um tema criativo. Aproveitamos esse momento para reforçar as nossas relações. Também tivemos a oportunidade de divulgar as nossas potencialidades”.


A Cimeira da IORA decorreu sub o lema “Reforçando a Cooperação Marítima por umOceano Índico Pacífico, Estável e Próspero”, numa altura em que a organização celebra o seu 20º aniversário de existência.Na sua deslocação à Indonésia, o Presidente Nyusi fez-se acompanhar pelo Ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, e do Mar, Águas Interiores e Pescas, Agostinho Mondlane.