Agri

Ministros Baloi e Salek assinam memorando de entendimentoMinistros Baloi e Salek assinam memorando de entendimentoOs Governos moçambicano e Saharauí rubricaram na quarta-feira, dia 22 de Fevereiro corrente, em Maputo, um memorando de entendimento sobre consultas políticas entre os dois países e no âmbito da União Africana (UA). O entendimento foi alcançado durante as conversações oficiais entre o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, e o Chefe de Estado Saharauí, Brahim Ghali, que efectuou uma visita oficial a Moçambique, de 21 a 23 de Fevereiro em curso.


Foram signatários do instrumento jurídico, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, e o Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Árabe Saharauí Democrática (RASD), Mohamed Salem Salek.


Falando em conferência, logo após as conversações, o Ministro Baloi explicou que nas impressões trocadas com a delegação saharauí ficou patente que houve evolução na relação entre a RASD e o Marrocos. “Depois da admissão de Marrocos na União Africana, durante a última cimeira da organização em Adis-Abeba, tem-se registado uma evolução nas relações entre a RASD e Marrocos”.


O responsável pela pasta da diplomacia moçambicana disse também que a visita do Presidente Ghali tinha dois objectivos, nomeadamante, o reforço das relações de amizade e cooperação entre os dois países e passar em revista o ponto da situação no terreno a luz da adesão a União Africana.
Durante as conversações, os dois países manifestaram o desejo de ampliar as áreas de cooperação bilateral. (UCI)