Agri

Embaixador Adb Alla Ahmed Hassan Salim, do SudãoEmbaixador Adb Alla Ahmed Hassan Salim, do SudãoO Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, declarou que Moçambique continua a receber ofertas de governos e instituições de todo o mundo, que se querem juntar ao esforço do Governo moçambicano visando a manutenção da paz efectiva para o país, ao falar à imprensa, após a cerimónia de acreditação, em Maputo, pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, de sete novos embaixadores de países de África, Ásia, Europa e América, realizada na quarta-feira, dia 12 de Outubro corrente.


Na referida cerimónia, o Presidente Nyusi acreditou os embaixadores Adb Alla Ahmed Hassan Salim, do Sudão; Yousuf Mohammed Yousuf Al-Mahmoud, do Qatar; Zeynep Kiziltan, da Turquia; Maria Amélia Maio de Paiva, de Portugal; Marco Conticelli, da Itália; Detley Wolter, da Alemanha e Federico Villegas Beltran, da Argentina.
O Ministro Baloi qualificou de“incipiente”, a cooperação com o Sudão, apontando, todavia, como sectores fundamentais para o relançamento das relações: a agricultura, petróleo e gás. “Há todo um conjunto de acções que estão desactivadas em diversos sectores, pelo que ainda precisam (Moçambique e Sudão) de levantar voo” sublinhou.


Em relação ao Qatar, classificou de “boa cooperação” em curso entre Moçambique e aquele país do médio oriente, tendo como áreas promissoras da mesma, a agricultura, formação, aviação civil e de hidrocarbonetos. Da mesma região, a Turquia, de acordo com o responsável da pasta da diplomacia moçambicana apresenta potencialidades no sector dos transportes e comunicação.


O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação descreveu as relações entre Moçambique e Portugal como históricas, tendo realçado que “Portugal é um dos maiores investidores de Moçambique”.  Considerou o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, “um entusiasta de Moçambique” e destacou que as boas relações bilaterais constituem fundamento para maior celeridade no sector económico.


Sobre as relações com a Itália, o Ministro Baloi frisou que na cooperação bilateral destaca-se o papel desempenhado por aquele país traspaladino nas negociações políticas do Acordo Geral de Paz, assinado em Roma em 1992, no diálogo político em curso e no sector de hidrocarbonetos.
O governante moçambicano reconheceu a Alemanha como um dos potenciais parceiros do país, explicando que a componente económica tem se aproximado cada vez mais nas relações políticas, enquanto a Argentina emerge como um potencial parceiro na área agrícola. (UCI)

 

Embaixador Adb Alla Ahmed Hassan Salim, do SudãoEmbaixador Adb Alla Ahmed Hassan Salim, do Sudão

Embaixador Yousuf Mohammed Yousuf Al-Mahmoud, do QatarEmbaixador Yousuf Mohammed Yousuf Al-Mahmoud, do QatarEmbaixadora Zeynep Kiziltan, da TurquiaEmbaixadora Zeynep Kiziltan, da TurquiaEmbaixadora Maria Amélia Maio de Paiva, de PortugalEmbaixadora Maria Amélia Maio de Paiva, de PortugalEmbaixador Marco Conticelli, da ItáliaEmbaixador Marco Conticelli, da ItáliaEmbaixador Detley Wolter, da Alemanha Embaixador Detley Wolter, da Alemanha Embaixador Federico Villegas Beltran, da ArgentinaEmbaixador Federico Villegas Beltran, da Argentina