Agri

Ministro Oldemiro Baloi ao ler o relatório preliminar da Missão de Observação Eleitoral da SADC, na pesença dos colegas de missões de observação da União Africana, COMESA, Commonwealth, Carter Centre e outros.Ministro Oldemiro Baloi ao ler o relatório preliminar da Missão de Observação Eleitoral da SADC, na pesença dos colegas de missões de observação da União Africana, COMESA, Commonwealth, Carter Centre e outros.O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, encorajou, em Lusaka, os partidos políticos a respeitarem a vontade do povo da Zâmbia, ao divulgar no dia 13 de Agosto corrente, na capital zambiana, o relatório preliminar da Missão de Observação Eleitoral da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC ), sob sua chefia.


“Apesar dos relatos de acções isoladas de violência na fase pré-eleitoral, as nossas observações são de que o país se manteve globalmente pacífico”, concluiu o chefe da Missão de Observação Eleitoral da SADC, tendo esclarecido que é essencial manter uma equipa de peritos eleitorais no terreno para observar a fase pós-eleitoral.


Ele reconheceu os esforços que a Comissão Eleitoral da Zâmbia tem empreendido ​​para tornar a gestão do processo eleitoral credível, livre e transparente. Aproveitou a ocasião para dar a conhecer as recomendações da missão regional, particularmente a necessidade de aplicar na totalidade o código de conduta eleitoral, a promoção de programas de liderança de jovens a nível de partidos e da comunidade política, o aumento da participação das mulheres a nível partidário e a necessidade de garantir o acesso da mídia nas actividades de todas formações políticas.


A Comissão Eleitoral da Zâmbia declarou vencedor do pleito presidencial o actual Presidente daquele país vizinho, Edgar Lungu, vitória obtida com 50,3 por cento dos votos, contra 47,3% do seu principal adversário, Hichilema Hakainde. (UCI)