Agri

ministro baloi encerramento 18 reuniao sadcministro baloi encerramento 18 reuniao sadcDe acordo com o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, a violência contra a mulher “já não é um mero problema social, é um problema de segurança dos Estados” da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).


Em declarações à jornalistas feitas depois do encerramento da 18ª reunião do Comité Ministerial do Orgão da SADC para a Cooperação nas áreas de Política, Defesa e Segurança, o responsável do pelouro da diplomacia moçambicana explicou que há uma grande prevalência da violência baseada no género na região, constatação que levou os países e organizações regionais e internacionais, incluindo as Nações Unidas, a concluir que essa questão atingiu proporções que priorizam o seu tratamento.


Se este assunto esteve no centro das atenções dos ministros presentes à reunião de um dia realizada em Maputo a 5 de Agosto corrente, a situação política e de segurança prevalecente na África Austral não foi de menos importância. Segundo o Ministro Baloi, da avaliação feita constatou-se que no Lesotho “o nível de instabilidade é de uma certa preocupação”, a República Democrática do Congo “é o caso mais crítico porque envolve questões de segurança” e em Madagáscar existe “uma estabilização gradual” que requer “garantia da “irreversibilidade desse processo”.


O Ministro Baloi revelou que o Comité Ministerial do Orgão analisou os pedidos de adesão à SADC das Comores e Burundi. “Deve-se fazer um certo acompanhamento para ver se o requerente reúne os requisitos ou se isso não representa um perigo para organização”, sublinhou. (UCI)